Poucas empresas chinesas fundadas no início da reforma econômica do da China continuam ativas até hoje. No cenário competitivo atual, a sobrevivência de uma empresa está intrinsecamente ligada à sua capacidade de servir as pessoas que a sustentam. O Grupo Hengdian, hoje um dos maiores conglomerados familiares da China e cujo crescimento está entrelaçado com a prosperidade de sua comunidade, é um exemplo claro disso.
Fundado pelo agricultor que se tornou empreendedor, Xu Wenrong, em 1975, o Grupo Hengdian começou como uma pequena fábrica de seda. Hoje, é mais conhecido por sua gigantesca base de estúdios de cinema, o Hengdian World Studios – popularmente chamado de “Chinawood” – mas suas operações abrangem uma variedade de setores, incluindo elétrica e eletrônicos, farmacêutica e saúde, cinema e entretenimento, além de serviços modernos. Atualmente, o Grupo e suas seis empresas listadas empregam mais de 50 mil colaboradores e atuam em mais de 150 países e regiões, com sedes regionais em Tóquio, Singapura e Milão.
Neste ano, o Grupo Hengdian celebra seu 50º aniversário, marcando cinco décadas de crescimento e um compromisso constante com a retribuição à sociedade. Durante esse tempo, a empresa atingiu marcos importantes:
- 4 bilhões de yuans (1 bilhão de dólares) investidos em infraestrutura pública desde 1985, para construção de estradas, escolas, hospitais, serviços públicos, sistema de esgoto, aeroporto e estação de trem de alta velocidade
- 500 milhões de yuans (69 milhões de dólares) doados para campanhas de caridade desde 1975 em Hengdian e arredores, para apoio a idosos e regiões economicamente menos desenvolvidas
- 3 bilhões de yuans (quase meio bilhão de dólares) investidos em projetos ambientais nos últimos cinco anos, com foco em sustentabilidade e metas de redução de emissões
Para mais informações sobre esses investimentos, entre em contato: press@hengdian.com

Xu Yong’an, filho mais velho do fundador e atual CEO e presidente do Grupo Hengdian, comanda a empresa com uma filosofia de reciprocidade. “Tiramos da sociedade, então também devemos retribuir à sociedade”, afirma, comparando a relação da empresa com o público a “peixes com a água ou árvores com a floresta”.
Essa filosofia se materializa especialmente na vila do sudeste da China que deu origem e nome ao grupo – a cidade de Hengdian. Ali, os moradores se beneficiaram com o crescimento econômico, o desenvolvimento da infraestrutura e as novas oportunidades sociais. Atualmente, a renda per capita disponível em Hengdian é mais que o dobro da média nacional, impulsionada em grande parte pelo sucesso do Grupo Hengdian.
Em 2024, a receita total do Grupo Hengdian se aproximou de 100 bilhões de yuans (13,2 bilhões de dólares), enquanto os ativos totais superaram 140 bilhões de yuans (19,6 bilhões de dólares). Para o Grupo e suas subsidiárias, o sucesso empresarial sempre foi aliado ao impacto positivo na sociedade:
- DMEGC Magnetics lidera inovações em tecnologias solares renováveis
- Tospo Lighting investe em P&D para criar LEDs eficientes e que protegem a visão
- Innuovo Technology projeta equipamentos de mobilidade para idosos e pessoas com deficiência
- Nanhua Futures utiliza derivativos financeiros para proteger agricultores da volatilidade sazonal
- Hengdian Entertainment contribui cultural e socialmente em cidades mais pobres, construindo cinemas e promovendo sessões gratuitas para a população
- Apeloa Pharmaceutical doou milhões em medicamentos durante a pandemia e firmou acordo com a organização internacional Medicines Patent Pool (MPP), apoiada pela ONU, para fabricar a versão genérica do tratamento oral da Pfizer contra a Covid-19, destinado a países de baixa e média renda; profissionais do Hospital Wenrong também foram enviados para diversas regiões da China para ajudar pacientes carentes

Nos primeiros dias do grupo, Xu Wenrong, hoje com 90 anos, plantou as sementes de uma indústria manufatureira florescente em Hengdian, atraindo trabalhadores para sua cidade natal em busca de emprego. Mais tarde, um encontro casual com um renomado diretor de cinema levou à construção de um set cinematográfico, dando início à transformação de Hengdian em um dos maiores estúdios de cinema do mundo, atraindo visitantes de toda a China. Com o tempo, essas indústrias impulsionaram o crescimento do setor de serviços e transformaram Hengdian em um polo econômico e turístico. “No começo, Hengdian era uma vila e nós, uma pequena fábrica de seda”, relembra Xu Yong’an. “À medida que crescíamos, Hengdian também se desenvolvia. E, à medida que a cidade cresceu, passou a apoiar o Grupo Hengdian.”
Sobre o Grupo Hengdian
O Grupo Hengdian é um conglomerado multinacional diversificado, composto por seis empresas listadas em bolsa – DMEGC Magnetics, Apeloa Pharmaceutical, Nanhua Futures, HG Entertainment, Tospo Lighting e Innuovo Technology – além de mais de 60 subsidiárias e 200 unidades fabris. Com sedes regionais na China, Tóquio, Milão e Singapura, o grupo continua sua expansão global. Sua missão é clara: “ser a empresa mais socialmente responsável”. Como negócio, busca um crescimento sustentável e diversificado. Como agente da sociedade, promete um compromisso duradouro com o bem-estar social em todas as suas atividades empresariais e filantrópicas no mundo inteiro.